VÊNUS EM VIRGEM Pede Atenção aos Detalhes

Por Gil Stefani, Agente 75

No dia 05 de agosto de 2016, Vênus ingressou no signo de Virgem, mais precisamente as 12h27 (Ref. São Paulo), onde ficará até as 23h15 do dia 29 de agosto. Vênus é o regente dos signos de Touro e Libra e rege os valores, as finanças e bolsas de valores, o prazer, os relacionamentos, a cooperação, a justiça, a diplomacia, a delicadeza, a arte, a cultura e a beleza.  Em Virgem, imprime qualidades virginianas aos assuntos que rege, tais como critério, técnica, engenharia, síntese, atenção aos detalhes, habilidades manuais, criticismo, praticidade, serviço, concentração, disciplina, rotina, cuidado com o corpo, vida saudável e prática.

Vênus ingressou em virgem no dia da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Regente das Artes e Cultura foi brilhantemente expressado pelos criadores da apresentação, que contou com muita técnica, um belo trabalho de engenharia e uma complexa riqueza de detalhes, mostrando ao mundo que é possível fazer um grande espetáculo artístico e cultural sem ter que esbanjar recursos, exatamente como pede uma Vênus em Virgem.

A escultura ao redor da pira olímpica no Rio 2016 e o trabalho artístico dos indígenas representaram com propriedade a Vênus em Virgem. A escultura continha riqueza de detalhes movimentados por uma mecânica e engenharia precisas. O lado virginiano dos trabalhos manuais, dos artesãos e marceneiros, alfaiates e costureiros, foi evidenciado pelos povos indígenas, que teceram redes e construíram ocas a partir de milhões de fios instalados no meio do estádio. Uma mistura de técnica e simplicidade, sem luxo mas exaltando a beleza do dia a dia dos Índios e de sua Cultura para o mundo.

Em seu ingresso em Virgem, Vênus não estava sozinha neste signo, mas sim em companhia de seu regente Mercúrio, da Lua, Júpiter e também do Nodo Norte. Tantos planetas em Virgem enfatizam a necessidade de nos sintonizarmos com as qualidades virginianas.

Num nível pessoal, é hora de ser mais criterioso e cuidar mais da alimentação, é hora de criar uma rotina melhor, ser mais disciplinado e mais concentrado, fazer um check-up e organizar a casa, o guarda-roupas e todas nossas atividades. Em termos de relacionamentos amorosos, é preciso ter cuidado para não se tornar exigente demais, no entanto o momento pede que as pessoas tornem-se mais seletivas e criteriosas, é uma oportunidade de trazer mais praticidade e consistência para as relações e eliminar relacionamentos que não são saudáveis para o seu dia-a-dia. Os detalhes farão toda a diferença, não devem ser deixados de lado.

Num nível macro, Vênus e o stellium de planetas em virgem junto com o Nodo Norte pede um pouco de criticismo e capacidade de análise criteriosa. Se consideramos que Vênus rege a Justiça e a Diplomacia, Vênus em Virgem vem para exigir que os relacionamentos entre governos e países sejam mais honestos e menos pomposos, foquem no serviço social e não no ego e interesses pessoais. Provas, fatos, situações precisam ser concretas e os interesses pessoais não serão tolerados e serão arduamente criticados.

O caminho de Vênus por Virgem e sua conversa com Marte, Saturno, Netuno, Nodo Lunar Norte e Plutão

Vênus em Virgem logo de início, um dia depois de seu ingresso, fez uma quadratura com Marte (1o41 de Sagitário), ativando de maneira tensa relacionamentos. Será um momento de desafios, mas com estímulos de ação em prol da melhoria dos relacionamentos. Na semana seguinte, no dia 13 de agosto, Vênus faz uma quadratura com Saturno, exatamente no dia em que Saturno deixa seu movimento retrógrado e volta ao movimento direto (9 o47’ de Sagitário). Saturno está forte neste dia, momentaneamente mais forte que Netuno, com quem também forma uma quadratura no céu. A oposição de Vênus em Virgem com Netuno acontece no dia seguinte.

Vênus não estará somente fazendo uma quadratura com Saturno, mas também estará acionando o grande ciclo Saturno-Netuno, um ciclo de dissoluções de ordens estabelecidas que, se aplicado às regências venusianas deverá imprimir mudanças em áreas tais como as parcerias, acordos, questões diplomáticas, mercado financeiro e econômico, entre outras.

Como Saturno estará particularmente forte (entrando em movimento direto, saindo da retrogradação), é possível que medidas restritivas sejam tomadas para a economia e que acordos ilusórios sejam desfeitos, já que o Ciclo Saturno-Netuno visa desfazer a ordem estabelecida. Um choque de realidade pode desfazer uma falsa imagem construída e provas podem levar a justiça e a mudanças de posicionamento. O momento deve indicar o término de relações, parcerias e sociedades que não são produtivas ou não foram construídas em bases sólidas e verdadeiras.

Ainda é importante entender que apesar da Vênus em Virgem estar em sua posição de queda e Netuno em Peixes estar domiciliado, o fato do Nodo Norte estar em Virgem a 12o52’, menos de dois graus da Vênus, o que nos leva a pensar que o caminho que devemos seguir é o caminho da Vênus e não o de Netuno. No dia seguinte, Vênus faz conjunção exata, às 22h25 no grau 12o48’ com o Nodo Norte.  As relações que aqui se afirmarem – sobrevivendo ou surgindo – podem ser influentes e nos mostrar o caminho que o mundo deve seguir.  Acordos que podem girar o destino do mundo podem vir a ser feitos neste dia, especialmente se forem acordos com bases técnicas e análises detalhadas, já que o regente Mercúrio também estará no mesmo signo, no grau 20o59’ de Virgem.

Vênus continuará sua caminhada por Virgem e fará um trígono com Plutão (15o18’ de Capricórnio) no dia 17 de agosto, mais precisamente, às 23h18. Este aspecto certamente favorecerá o mercado financeiro e trará mais recursos para a economia. Podemos ter transformações na economia e se isso acontecer, serão transformações mesmo que dolorosas positivas a longo prazo. Nos acordos e parcerias, haverá uma possibilidade de descobertas que podem girar eixos. A Arte e Cultura estarão favorecidas e certamente será um momento de brilho olímpico.

No dia do encerramento olímpico dos jogos Rio 2016 (21 de agosto), Vênus em Virgem (20o 03’) caminha para conjunção com Júpiter (25o 57’ de Virgem) e seu regente Mercúrio (26o 08). A conjunção exata com Júpiter acontece em 27 de agosto, com Vênus e Júpiter em 27o22’ de Virgem e Mercúrio distante pouco mais de um grau (28o46’ de Virgem). O momento será favorável para a expansão dos relacionamentos, acordos, parcerias, especialmente para as que envolvam comunicações e acordos internacionais.

No entanto, estes três planetas conjuntos (Vênus, Júpiter e Mercúrio) não fazem outros aspectos com os outros planetas no céu. E, Júpiter reconhecidamente aumenta as proporções de tudo o que faz. Em virgem a crítica estará em alta, as manobras também e as máquinas, engrenagens. E no mesmo dia os outros planetas do céu estarão formando aspectos que indicam um dia tenso e violento. Marte estará em conjunção com Saturno em quadratura com Netuno, instigando a violência contra a sociedade e uso indevido de autoridade contra comunidades. A Lua, representante do povo, estará em aspecto desarmônico com Marte (quincúncio) e em oposição a Plutão, planeta que rege armamentos nucleares, das ditaduras e das autoridades mais repressoras – mais um indício de que poderes de guerra podem atingir o povo.  Se for um dia de protestos, será furiosamente reprimido por forças armadas.  Mesmo que Vênus esteja trabalhando por acordos internacionais, com a intenção de gerar benefícios sociais e eloquente comunicação, neste dia há grandes chances de brigas nas regiões entre a população e instâncias militares ou policiais. Há que se ter cautela.

  • Ingresso de Vênus em Virgem – 05 de agosto – 12h27 (*)
  • Vênus (1o41’ Virgem) quadratura Marte (1o41’ Sagitário) – 06 de agosto – 21h15
  • Vênus (9o47’ Virgem) quadratura Saturno (9o47’ Sagitário) – 13 de agosto – 11h40
  • Vênus (11o08’ Virgem) oposição Netuno (11o08’Peixes) – 14 de agosto – 13h50
  • Vênus (12o48´ Virgem) conjunção com Nodo Norte – 15 de agosto – 22h25
  • Vênus (15 o18´ Virgem) trígono com Plutão – 17 de agosto – 23h18
  • Vênus conjunção Júpiter (ambos 27o22’ Virgem) e Mercúrio (28o46’ de Virgem) – 27 de agosto – 19h40

(*) Todos os dados usam como referência o Horário de Brasília, Brasil. Para Horário U.T. (Greenwich) adicionar 3 horas.

Por Gil Stefani, Agente 75

Imagens: AFP e Agência Brasil, Fernando Frazão