Eclipse Lunar Penumbral do Coração – 22º Leão – SAROS 114

10 – 11 de Fevereiro de 2017

Siga Sua Bem-Aventurança – Follow your bliss!

Por Tara Greene, Agente 129

Este primeiro eclipse de 2017 é em LEÃO, signo da coragem, da paixão, da liderança, força de vontade. Este não é como aquela canção dramática, um eclipse total do coração (Total Eclipse of The Heart). Ainda assim ele traz uma poderosa ativação de nossas paixões. As famosas palavras de Joseph Campell – Follow your bliss, que podem ser traduzidas como “siga sua bem-aventurança, sua alegria, sua felicidade” – são agora nossa ordem de marcha cósmica.

Este eclipse é regido pelo SOL, nossa fonte de luz e vida. O Sol é associado ao OURO e Leo rege o coração, centro do amor. A história do Rei MIDAS é relevante. A um rei ganancioso, que ama o ouro mais que tudo, lhe é concedido um pedido – para ensinar-lhe uma lição. Ele deseja então que tudo que toque vire ouro. Ele fica feliz com seu pedido concedido de início. Mas, quando toca sua filha e ela se torna uma estátua de ouro, o rei se dá conta de que é o amor, e não o ouro, a mais preciosa de todas as coisas.

Após muita reza, a maldição/pedido foi resolvido, e tudo que era ouro retorna à vida ao ser banhado num rio. Este eclipse em Leão nos lembra de decidir o que é realmente precioso para nós, de apreciá-lo, amá-lo e celebrá-lo. Nós devemos ter a coragem de confiar em nossos corações.

Esta Lua eclipsada penumbralmente aparecerá sutilmente escurecida, como se coberta por um véu. Será difícil de ver mesmo nas áreas em que o eclipse será mais visível.

O eclipse começa dia 10/fev, às 21h22 de Brasília / 23h22 U.T. Chega no seu auge às 22h44 BR / 00h44 de 11/fev U.T. E se conclui em 11/fev, às 00h53 BR / 2h53 U.T.

As areas mais afetadas são onde o eclipse se faz visível, onde sua sombra se dá sobre a Terra. O percurso de visibilidade total se estende do Canadá, parte leste dos EUA, passando por Washington D.C., Cuba, Venezuela, grande parte do Brasil, toda a África, Europa e Oriente Médio e ainda parte da Rússia. Não será visível no Japão, Austrália ou Nova Zelândia.

Os efeitos de um ecipse duram até 6 meses antes e depois de acontecer, até que a nova temporada de eclipses ocorra. Os ciclos dos eclipses se repetem a cada 18 anos, como parte da família SAROS a que pertencem.

Ciclo de SAROS 114

Este eclipse pertence a série de Saros 114, que se deu antes em 31/jan/1999, aos 11º de Leão/Aquário. É um penumbral e é o 59º desta série, que teve inicio no Pólo Norte no ano 971 e concluirá em 2233. Eclipses penumbrais ocorrem na medida em que a série se aproxima de seu final, ou quando está no seu início em torno do globo. Essas séries começam nos polos e têm seu auge como eclipses totais na medida em que se direcionam ao Equador, pra então ir desaparecendo novamente, como dragões circulando o globo. Há ciclos e famílias de eclipses circulando o globo por vastso períodos de tempo. Famílias de eclipses podem durar milhares de anos.  Este atual é o 59º de uma série de 71 eclipses desta família de Saros 114. Os seis mais recentes se deram em 1999, 1981, 1963, 1944, 1926 e 1908. A cada 54 anos, a sombra dos eclipses retornam a ocorrer na mesma região do globo novamente. Vale se observar o que estávamos vivenciando 18 anos antes, 36 anos antes… Bem como observar os eclipses de nossas idades múltiplas de 18 anos, que se conectam na mesma série de Saros.

O primeiro desta sério se deu em 13 de maio de 971. As questões da época tendem a se repetirem de novo e de novo.  Em 971 houve uma grande guerra na Síria, marcando a primeira grande batalha entre cristãos e mulçumanos, que acabou numa vitória bizantina.

Eclipses são poderosos, ativam linhas históricas e processos profundos. Alinhe-se com o poder deste eclipse, tome tempo pra se aquietar, meditar e alinhar sua intenção, conectando mais profundamente a este processo que atravessa todos nós neste momento poderoso.

Você pode criar seu próprio mantra ou afirmação também. Compartilhamos esta:

“Convocamos a coragem, pedimos que abramos e curemos qualquer dor ou bloqueio que haja em nossos corações agora. Abrimo-nos para a expressão máxima nossas paixões destemidamente, com coragem e ousadia para expressar criativamente tudo o que somos.”

Brinque, dance, cante, e deixe sua criança interior vir celebrar, de coração aberto, com amor.

Bênçãos

Tara

Por Tara Greene, Agente 129

Traduzido e editado por Vanessa Guazzelli Paim, Agente 55.