Vênus retrógrada – De 4/Março a 15/Abril/2017

Hora de se reconectar com seu amor próprio, valores e pessoas que não deveriam ter ficado de lado

Por Gil Stefani, Agente 75

A cada 18/19 meses, o Planeta Vênus entra em sua retrogradação e, neste ano, este evento acontece no meio do ingresso de Vênus no signo de Áries, mais especificamente, no dia 04 de março, às 06:09 no horário de Brasília (09:09 UT), com o planeta a 13o09 Áries. A Vênus estará retrogradando até dia 15 de abril e volta ao signo de Peixes no dia 02, onde permanece até o dia 28 de abril.

Vênus rege os relacionamentos, os acordos, contratos, as questões de justiça, a diplomacia, os valores pessoais, a bolsa de valores e os valores materiais. Quando o planeta fica retrógrado, é o momento de fazermos uma revisão nestas áreas em nossa vida. E, acima de tudo, Vênus retrógrada pede para nos reconectarmos com nossos próprios valores e com os nossos prazeres. Não podemos mais “deixar para lá” algo que nos incomoda nos relacionamentos, parcerias e sociedades. Não podemos deixar mais de lado nossos princípios e valores, precisamos nos reconectar com estes valores.

O início da retrogradação é em Áries e posteriormente em Peixes. De 03 de março a 02 de abril, retrogradação em áries, o momento será propício para reavaliarmos nossas atitudes (Áries) em relação aos temas regidos por Vênus e nossa paciência ou falta dela. Áries é um signo bastante impaciente e pode ser que nossa impaciência esteja atrapalhando os relacionamentos e harmonia deles. Também pode estar acontecendo o inverso, pode estar que haja paciente demais … É hora de observar como agimos, como está a nossa competitividade e estímulo em relação aos prazeres. O momento pede para revermos e reavaliarmos o que realmente nos dá prazer.

Outra regência de Vênus é a área de contratos. É hora de nos posicionamos na hora de fechar um contrato, de observer como agimos neste setor e que batalhas estamos travando pela nossa carreira e nossa rede de relacionamentos.

Posteriormente, Vênus retrograda por Peixes, a partir de 02 de abril até 15 de abril. Nesta data, será hora de rever nossos sacrifícios e concessões, como e quanto estamos nos sacrificando por um relacionamento ou acordo, quanto estamos cedendo de nosso espaço de prazer e qual é o ponto de consenso e equilíbrio. É um bom momento para desapegar de crenças adquiridas em nossa infância e rever valores. Para entender Vênus em Peixes, veja o artigo anterior (inserir link) e observe, reveja como você está se posicionando em relação aos temas de Vênus em Peixes.

O momento da retrogradação faz com que as pessoas se reconectem aos valores de beleza, harmonia, amor e justiça.  Para as pessoas de Sol em Libra ou em Touro, a Vênus retrógrada também significa uma reavaliação da atitude ou da forma como a pessoa luta (Áries) por seu brilho pessoal. Em geral, acaba trazendo redirecionamentos. Num segundo momento, a retrogradação de Vênus por Peixes, o planeta pedirá aos nativos de Touro e Libra que revejam o quanto concedem e se sacrificam (no momento de Peixes) pelo outro.  No caso do ascendente em Libra ou Touro, é hora de redirecionar sua imagem, seus dons e sua forma de agir nos relacionamentos.

Como Vênus rege também o dinheiro, nesta área é preciso que façamos uma revisão de como estamos lidando com as questões materiais. O momento é ideal para replanejar e rever as finanças. Na fase da retrogradação, há o risco para os negócios de que os mesmos precisem ser redirecionados.

Para o Brasil, Vênus estará na casa 2, a casa do dinheiro e retorna o seu movimento nesta casa. O momento será para rever a economia brasileira e é possível que surjam novos pacotes econômicos e novas formas de fazer negócio. Redireciomentos nesta área serão feitos e serão necessários novos ajustes para recuperar a movimentação financeira. Pode ser que planos anteriores sejam reavaliados e que o curso da economia seja reorientado.

A jornada de Vênus retrógrada por Áries e Peixes

No início de sua retrogradação, Vênus está a 13o09 Áries e pede para olharmos para nossas conexões e para o quais relações temos que criar e melhorar em nossas vidas, conforme dissemos acima. O primeiro aspecto que o planeta faz só acontece no dia 18 de março, duas semanas depois do início de sua retrogradação, o que sugere que realmente os valores de Vênus que são valores morais e pessoais, finanças, justiça, amor e harmonia estarão sob revisão e sem muitas interferências de outros temas.

No dia 18 de março, Vênus faz uma conjunção exata com Mercúrio a 09o51 Áries. Isso indicará um bom momento para conversarmos com parceiros, sócios e amigos sobre as descobertas de nossa revisão e reposicionamento. Também será bom para anunciar novos posicionamentos na carreira e nos negócios, por exemplo.

Logo em seguida, no dia 20 de março, Vênus (08o01 Áries) fará quadratura com o asteroide Juno (08o01 Capricórnio) novamente, indicando que pode haver brigas pela legitimidade de questões de Justiça e acordos. É importante ter cuidado com novos contratos nesta data. A quadratura exata de Vênus e Juno acontece às 7:00, no horário de Brasília e (9:00 UT), apenas 29 minutos antes do ingresso do Sol em Áries, que determina o início do novo ano astrológico.

Vênus retrógrada marcará o Ano Novo Astrológico de 2017, e na localização do mapa para Brasília estará regendo a casa 2, casa do dinheiro e a casa 7, casa dos acordos e vizinhos próximos. Os dois assuntos terão que ser revistos e vale ressaltar que Vênus neste ano astrológico estará ativando Júpiter em Libra, ou seja, podemos esperar um redirecionamento de políticas econômicas e da Justiça com a retrogradação. Considerando que Plutão está no MC em quadratura com Júpiter que se opõe a Urano, é de esperar que escândalos aconteçam e transformem as rotas. A Justiça terá um papel essencial nesta transformação. Será um ano bem complexo para selar acordos e os acordos tenderão a ter interferência forte dos líderes do governo e serão marcados por grandes disputas de poder. Como Urano estará no ascendente e oposto a Júpiter em Libra, esta Vênus retrógrada deve também fazer com que as massas (Urano) lutem por novos direcionamentos.

Posteriormente, no dia 25 de março, seguindo sua jornada a Vênus retrograda e faz conjunção com o Sol (04o57 Áries). Será um momento de clareza sobre as questões revisadas e é possível que haja necessidade de agir com autoridade para se reconectar com questões importantes. No dia seguinte, 26 de março, Vênus faz um trígono com a Lilith (4 o 29 de Sagitário), o que sugere que os redirecionamentos vão ser impulsionados pela sabedoria instintiva ou necessidades viscerais. No caso de um encontro amoroso, pode ser que a pessoa se surpreenda com a intensidade do amor e viva uma grande paixão, uma paixão visceral e que a reconecte com seus instintos básicos.

No dia 01 de abril, Vênus em sua retrogradação faz conjunção com Palas a 0o47 Áries, indicando um bom momento para definir estratégias de ação em prol da paz, especialmente a paz e equilíbrio de relacionamentos e sociedades. Logo depois, no dia 02 de abril, Vênus retorna ao signo de Peixes, mais precisamente às 21:27 (Brasília) ou 03 de abril às 00:27 (UT).

Vênus em Peixes retornará ao seu signo de exaltação e clama mais uma vez pelos valores de amor universal. Leia artigo completo de Vênus em Peixes publicado em nosso site para se conectar com a energia. A Vênus retrógrada neste signo buscará compreender e redirecionar seus acordos e conexões para evitar perdas, desilusões e decepções. O consenso será a palavra de ordem e rever o que precisa ser feito em prol do amor à humanidade serão temas em alta.

Uma semana depois, no dia 08 de abril, Vênus retrógrada (27o47 de Peixes) faz quadratura exata com Saturno (27o47 de Sagitário), o planeta que rege as leis, a rigidez, os desafios, os karmas e as restrições. Será um momento de extrema tensão, pois Saturno estará ativando Plutão (que por sua vez estará em uma quadratura em T com Júpiter e Urano). Neste momento, não haverá acordo que se mantenha se não houver seriedade e total comprometimento. Saturno tende a jogar fora tudo o que não faz bem para a pessoa, mesmo que seja a contragosto. Assim, se você estiver envolvido em uma sociedade que não está bem ou em um relacionamento sem bases sólidas, a tendência será um rompimento.  Este será o momento mais difícil da retrogradação de Vênus e afetará seriamente acordos sociais que tenham sido feitos. No plano pessoal, é preciso ter muita cautela com brigas com sócios e parceiros.

Vênus volta ao curso direto no dia 15 de abril, às 07:18 no horário de Brasília (10:18 UT). O retorno de Vênus ao movimento direto será marcado pelo encontro com Ceres, que rege a fertilidade. Vamos torcer para haver reflexo de movimento positivo para a economia do país.

– Vênus estacionária/retrógrada –  13o09 Áries– 04/03/2017 às 06:09 (Brasília) /09:09 (UT)

– Vênus retrógrada 09o05 Áries conjunção Mercúrio 09o05 Áries – 18/03/2017 às 9:20 (Brasília) /12:18 (UT)

– Vênus retrógrada 08o01 Áries quadratura Juno 08o01 Capricórnio – 18/03/2017 às 9:20 (Brasília) /12:18 (UT)

– Vênus retrograda 04o57 Áries faz conjunção com o Sol 04o57 Áries – 25/03/2017 às 7:20 (Brasília) / 10:20 (UT)

– Vênus retrograda 04o29 Áries faz trígono com o Lilith 04o29 Áries – 26/03/2017 às 0:40 (Brasília) / 3:40 (UT)

– Vênus retrograda 0o47 Áries faz conjunção com o Pallas 0o47 Áries – 01/04/2017 às 7:40 (Brasília) / 10:40 (UT)

– Ingresso de Vênus retrógrada em Peixes – 29o59 Peixes – 02/04/2017 às 21:27 (Brasília) / 03/04/2017 às 00:27 (UT)

– Vênus retrograda 27o47 Peixes quadratura com Saturno 27o47 Sagitário – 08/04/2017 às 17:40 (Brasília) / 20:40 (UT)

– Vênus retorno ao movimento direto- 26o56 Peixes – 15/04/2017 às 7:18 (Brasília) / 15/04/2017 às 10:18 (UT)

– Vênus 26o56 Peixes conjunção Ceres 26o36 Peixes – 15/04/2017 às 7:18 (Brasília) / 15/04/2017 às 10:18 (UT)

Por Gil Stefani, Agente 75

Perfil e Contatos da Agente 75