BUSCANDO AGRADAR: MARTE EM TOURO 9/Mar a 21/Abr/2017

Por Armand Diaz, Agente 17

 Marte deixa seu domicílio, o signo de Áries, pra transitar agora pelo signo de Vênus, Touro, marcando o período com a energia da Terra. No signo do touro, Marte é como sempre passional, mas aqui com sua atenção dirigida aos cinco sentidos, à materialidade, às questões materiais e – até certo ponto – ao prazer.

Touro é certamente uma posição bastante sexual para o Guerreiro Cósmico. E, desta vez, tal trânsito coincide com a retrogradação de Vênus, que agora está regendo a energia de Marte e a intensificará. Exteriorização e expressão mais aberta podem ficar restringidas, contidas (pra não dizer frustradas), deixando muitos de nós com energia acumulada, que deverá encontrar outras canalizações possíveis. Para os que têm parceiros regulares, esse pode ser um período bem prazeroso, considerando-se que a elevação das energias sexuais pode se expressar na intimidade dos relacionamentos. No entanto, com Vênus retrógrada em Áries, a caça (pra utilizar um termo bem marciano) novos e inéditos parceiros pode se mostrar bem menos produtiva ou favorecida. Breves encontros são possíveis, mas com a intensidade logo esmorecendo.

Marte não estará particularmente ocupado enquanto estiver neste signo, visto que faz poucos aspectos enquanto por ele transita. Isto pode nos dizer que não seja tão fácil externalizar e sublimar energia, nos jogando de volta a nós mesmos. Teremos então boas oportunidades de curtir, mais na nossa, de maneira mais interna ou reservada, lembrando porém de manter-se sem muitas expectativas e aproveitar o que é ou como está, ao invés de focar em o que e como poderia ser.

A primeira ordem de serviço de Marte é um fluente sextil com Netuno, dia 27 de março, dia da Lua Nova em Áries. Enquanto um novo ciclo lunar se inicia em seu signo, Marte sonha e se inspira em harmonia com o deus dos mares, agindo com fé. A Lua Nova em Áres é, de certa maneira, o começo do ano astrológico pra valer, uma vez que estão ambos os ciclos solar e lunar nos seus inícios (Áries). Marte em aspecto com Netuno neste dia pode abrir as possibilidades criativas da ação e um mais amplo sentido de compaixão. Talvez alguns de nós encontremos uma causa pela qual vale lutar, algo maior que nós mesmos a que dedicar nossas energias.

Em 4 de abril, Marte tem uma desconfortável quincúncio com Júpiter em Libra. Por volta deste dia podemos nos ver em maio a sutis, mas palpáveis, conflitos entre uma demanda de praticidade e progresso demonstrável por um lado e, por outro, uma vontade de considerar múltiplas possibilidades. Sempre diplomático, Júpiter em Libra dará escuta a qualquer ideia ou perspectiva, enquanto Marte em Touro apreciaria alguma ação definida e definitiva.

Ação mesmo esta que muito provavelmente teremos um dia mais tarde, na medida em que Marte faz trígono a Plutão. Tendo tentado a diplomacia, Marte tenderá então a tomar passos decisivos. Plutão em Capricórnio pode representar detentores do poder estabelecido, como também os desafia. No coletivo, podemos poderes militares ou de imposição da lei se mobilizando para ‘manter a paz’ na direção do agrado dos que detém o poder. Se a diplomacia jupteriana tiver falhado, o resultado está sujeito ser bastante agressivo, apesar de que o estacionamento de Saturno no dia 6 poder auxiliar a reduzir danos.

Marte se encontra com Ceres no dia 10 de abril, um aspecto que pode nos encontrar lutando pela Terra. Esteja atento para conflitos com respeito a assistência médica, alimentos e o meio ambiente em geral. Com a Lua quase cheia em Libra, Marte pode ainda amplificar ambos lados de cada discussão. No âmbito pessoal, questões de relacionamento podem vir à luz, podemos ser desafiados a decidir pelo que estamos dispostos a lutar em nossas parcerias.

Um sextil a Vesta em Câncer, no dia 13, pode destacar questões referentes às mulheres, tai como direitos reprodutivos, especialmente visto que Uranos terá estado em quadratura com Vesta dois dias antes.   O poder do feminino recebe um reforço de Marte em Touro aspectando as deusas.

Vênus recém estacionária em movimento novamente direto, após sua retrogradação e já em Peixes, fará um fluente sextil Marte, no dia 16 de abril. Com Vênus a apenas minutos de distância de Quiron, este é um momento que tende a ser crucial em nossos relacionamentos pessoais – questões que precisam ser endereçadas podem vir à tona e nós teremos energia pra fazê-lo. Pode não ser o processo mais prazeroso, mas o resultado pode ser realmente benéfico.

Já em vias de sair de Touro, Marte pode decidir dar a Saturno em Sagitário uma irreverente provocação, já que os dois formam um quincúncio no dia 17. Enquanto Saturno em Sagitário pode querer que nós fiquemos dentro das restrições de nossos sistemas de crença, Marte em Touro está mais do que pronto para fazer aquilo que tem vontade, que apetece. Na medida em que Vênus avança (lentamente), torna-se mais fácil para Marte se concentrar no prazer e no curtir. Uma gota de culpa pode nos segurar um pouco, mas Marte tenderá a seguir sem desacelerar, se dirigindo ao seu ingresso em Gêmeos no dia 21 de abril.

Marte em Touro para os diferentes Signos

O trânsito de Marte em nossos mapas natais nos mostra onde podemos dedicar nossa energia. Não garante o sucesso, mas nos deixa saber onde nós podemos aplicar melhor nossos esforços. Considere seu signo Solar e seu Ascendente:

Áries pode se concentrar em finanças e bens materiais durante a estadia de Marte em Touro. Peixes pode trabalhar em melhorar rotinas diárias e habilidades de aprendizagem; e deve ser cauteloso no volante (pisar no acelerador pode ser tentador). Aquário pode se concentrar em casa e família – para melhorias no lar e projetos de casa recebe uma injeção de ânimo e vigor. Capricórnio poderia melhor usar este tempo para se concentrar em projetos criativo; em geral, deve desfrutar da vibração de Marte em Touro. Sagitário pode trabalhar e considerar atividades para melhorar a saúde, como uma rotina de exercícios sensata ou uma dieta pra emagrecer (desculpa aí, Sagita!).

Escorpião pode usar a energia de Marte em Touro para se concentrar nos relacionamentos. Com Vênus retrógrado na maior parte do tempo, este pode ser um processo mais interno, mas ainda assim produtivo. Libra também pode se concentrar em relacionamentos, embora seja realmente provável que seja um processo profundamente pessoal, um período de incubação, do qual Libra só emerge ao final da permanência de Marte em Touro. Virgem pode fazer planos de viagem, ou fazer alguma exploração ou aventura local. Leão pode fazer progressos na carreira, embora lembre-se que este período é provável que seja mais sobre a aplicação de esforço do que de ver resultados. Câncer pode fazer conexões – ou reconexões – com os amigos, mesmo que apenas em mídias sociais.

Gêmeos pode ter o tempo mais desafiador com Marte em Touro. A energia pode ser sentida como vindo de fontes desconhecidas, com um destino desconhecido. Enquanto parte dessa energia pode ser usada de forma produtiva, no momento, pode ser difícil lidar com o que se sente e com intrusões de atividade em tempos aleatórios. Touro é quem sente o poder de Marte mais diretamente. Em algum momento durante este período, Marte vai pousar no Sol de cada Touro, destacando suas necessidades solares, do espírito. Egos poderiam ficar um pouco carregado, também, mas o melhor uso deste tempo é determinar para re-energizar o compromisso afirmado com o seu verdadeiro eu.

Por Armand Diaz, Agente 17

Perfil e Contatos do Agente 17

 

Traduzido por Vanessa Guazzelli Paim, Agente 55.